Na manhã desta sexta-feira (14), o comando geral da Brigada Militar (BM) homenageou o grupo de policiais militares envolvidos na ação que impediu o assalto a banco, que seria cometido por uma quadrilha. A operação ocorreu em Estrela no dia 4 de fevereiro.

O ato solene se desenvolveu na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), em Lajeado, na presença do comandante geral da BM coronel Rodrigo Mohr Picon, comandante interino do CRPO-VT, Major Marcelo Maya, promotor da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Lajeado Carlos Fioriolli, vice-prefeita Gláucia Schumacher, secretário municipal de Segurança Pública Paulo Roberto Locatelli, entre outras autoridades.

Na ocasião, o setor de inteligência da BM recebeu informações que o grupo estava se organizando para atacar uma agência bancária em Serafina Corrêa. Em uma casa usada como base pela quadrilha, em Linha São Jacó, houve o confronto. Três bandidos foram mortos. Outros dois foram presos. A identidade dos policiais que participaram da ação e foram homenageados, será preservada por motivos de segurança.

Receberam a medalha e diplomas das mãos do coronel Mohr, soldados da Força Tática, Batalhão de Operações Policiais Especias (Bope), integrantes do setor de inteligência da BM e oficiais.

Na mesma oportunidade também foram agraciados os quatro integrantes da Força Tática, envolvidos na ocorrência de tentativa de feminicídio, no dia 8 de fevereiro, no Bairro Alto do Parque em Lajeado. Na oportunidade, a empregada doméstica Lizete Stacke Heissler (48), foi alvejada por três tiros pelo seu ex-companheiro, que após o atentado cometeu suicídio.

“Esses meninos são verdadeiros anjos. Não fosse eles eu não estaria viva”, disse Lizete, que participou da solenidade e entregou a distinção aos homenageados. Os quatro prestaram os primeiros socorros à Lizete, estancando o sangramento ocasionado pelos tiros. “Ninguém me contou. Eu estive lá e vi tudo. Vi como você estava , Lizete. Se não fosse a Brigada Militar você não teria sobrevivido”, disse o promotor Fioriolli.

Os homenageados foram o sargento Michel Garcia e os soldados Marlon Daloglio, Andressa Gayer e Maurício Hammes, que já havia recebido outras condecorações, mas considerou esta a mais importante. “Tenho quase oito anos de Brigada Militar e já recebi outras homenagens, mas esta é a mais importante. É gratificante. O melhor de tudo é ver que ela está bem .Que seja muito feliz a partir de agora. Tudo vai dar certo”, disse.

Em sua fala, o tenente-coronel Maya agradeceu o empenho do comando geral da BM e destacou o ineditismo da homenagem. “Nunca aconteceu de um comandante geral da BM sugerir uma homenagem e vir aqui pessoalmente abraçar nossos soldados. É a primeira vez. Isso nos honra e é prova do prestígio deles, que fizeram um grande trabalho. Também quero agradecer o apoio do comandante Mohr, que não tem medido esforços para nos auxiliar aqui na região. O Comando do Vale do Taquari nunca esteve tão bem equipado como está agora”, disse o comandante do CRPO-VT.

Por fim, o comandante geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Rodrigo Mohr Picon disse que é imprescindível reconhecer o trabalho dos soldados. “Olha, é imprescindível reconhecer esse trabalho que é muito complexo. As vezes o policial vai muito além daquilo para o qual ele foi treinado. Por isso, temos que agradecer o trabalho deles. Talvez estas homenagens sejam uma marca do meu comando, mas o importante é que policiais, familiares e comunidade reconheçam o trabalho desses policiais”, finalizou. LF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here