A situação crítica dos produtores de leite do Estado preocupa o Deputado Estadual do MDB, Edson Brum. Ele concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e relatou que a estiagem agravou situação precária dos agricultores. Devido a falta de chuvas, a silagem para alimentar os bovinos durante o inverno teve quantidade e qualidade inferior a esperada. Para amenizar os prejuízos, o pleito é que os produtores fiquem isentos do pagamento do milho através do Programa troca-troca. Como o Governo do Estado receberá R$ 1,7 bilhão do Governo Federal para o auxílio durante o período de pandemia do novo coronavírus, a intenção é que haja a anistia de R$ 17 milhões que os agricultores precisam pagar.

Ouça a entrevista

Edson Brum explicou que a produção de leite foi reduzida em até 30% devido à seca. Foram encaminhados prazos mais estendidos para pagamento de financiamentos de programas como Pronaf e Pronamp.

Energia elétrica

O Deputado Estadual ainda falou sobre os preços absurdos cobrados pela RGE Sul no Vale do Taquari. A concessionária não realizou a leitura em função da pandemia do novo coronavírus e fez a cobrança através de uma média. No entanto, utilizou como referência os meses de verão, que tem o consumo mais elevado dos que nos demais períodos do ano. Edson Brum sugeriu que o Procon seja acionado, inclusive através do site do órgão estadual: www.procon.rs.gov.br. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here