O aumento nos índices de desemprego em decorrência da pandemia vem provocando a reversão do fenômeno de migração dos jovens do meio rural para a cidade. Muitos trabalhadores da Região Metropolitana de Porto Alegre são naturais dos Vales do Caí e do Taquari e ficaram sem renda nos últimos meses em função da falta de trabalho. A extensionista da Emater/Ascar, Elizangela Teixeira, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale e informou que o retorno dos jovens para o campo não é uma escolha, mas resultado da falta de condições de permanecer nos grandes centros urbanos.

Ouça a entrevista

Para fortalecer o trabalho nas propriedades rurais, a Emater desenvolve possibilidades de motivar os jovens a permanecerem na agricultura. Um evento on-line programado para o dia 8 de outubro vai trazer relatos de quatro agricultores que investiram em áreas como energia renovável, produção agroecológica e orgânica, na gestão da propriedade e no empreendedorismo através das agroindústrias.

O Encontro de Jovens Rurais inicia às 13h30 e informações de como participar podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/Ascar. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here