O fundador do Centro de Recuperação contra Álcool e Drogas de Lajeado, a Central, completa 40 anos de abstinência do álcool. Roque Lopes falou sobre a sua história em entrevista, nesta terça-feira (5), no programa Encontro Maior na Rádio do Vale AM 820. 

Lopes falou sobre o drama de ser um alcoólatra e contou sobre o início da sua vida, quando enfrentava o vício e os problemas que causava. Também falou sobre como surgiu a ideia de fundar a instituição, que já recuperou milhares de pessoas. Além disso, comentou as dificuldades que é conseguir recursos para manter uma entidade.

O fundador destacou também uma metáfora que trouxe em alguns dos programas da Rádio Independente, que foi reprisada na edição do Encontro Maior desta terça-feira (5). Na ocasião, ele comparava a educação dos filhos com as drogas a um confronto de mata-mata em um jogo de futebol. “Tentem imaginar um confronto contra o Boca Juniors pela Copa Libertadores da América, onde o time daqui precisa fazer um bom resultado em casa na primeira partida, porque se sabe que se esse bom score não acontecer nas suas dependências, é praticamente irreversível reverter a situação depois, com a pressão na casa do adversário”, explica.

Lopes compara esta metáfora com o fato dos pais terem que criar seus filhos enquanto estão na mão deles. Pois depois, quando eles já estiverem em outras companhias à noite, em festas, se ele já não estiver com a cabeça formada vai ser difícil reverter a situação a essa altura. O fundador da Central conclui fazendo um apelo aos pais: “Adotem seus filhos antes que o traficante adote”, pediu. Lopes se emocionou ao lembrar do apoio que teve das pessoas que ama.

Ele também contou outras passagens de sua vida e desafios que enfrentou, como por exemplo dirigir o Clube Esportivo Lajeadense. De uma forma geral, Lopes explanou sobre como é a vida de alguém que já sofreu problemas de alcoolismo e se recuperou, e detalha peculiaridades desta situação. 

Texto: Júlio César Lenhard

OUÇA A EMOCIONANTE ENTREVISTA DE ROQUE LOPES NESTA TERÇA-FEIRA (05)


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here