O Novembro Azul é marcado por diversas ações de combate ao câncer de próstata. A doença não é muito perceptível e quando o paciente nota os primeiros sintomas, o estágio pode ser mais avançado. O médico urologista, Dr. Ernany Vicente Bender Júnior, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e informou que os homens que tenham tido familiares com câncer precoce devem aumentar os cuidados e realizar exames preventivos a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença.

Ouça a entrevista

Hábitos diários também são importantes para evitar a incidência do câncer de próstata. O fumo e o consumo de açúcar em excesso, o sedentarismo e a obesidade contribuem para o desenvolvimento da doença. O Dr. Bender relatou que as células cancerígenas se alimentar principalmente de glicose, que estimula o crescimento dos tumores.

Fotos: Luan dos Santos

A indicação médica é que os homens façam o exame do toque e do PSA, que podem indicar prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. GL

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here