Quinta-feira, Janeiro 21, 2021
Inicio Blog

Vidente e umbandista responde perguntas dos ouvintes da Rádio do Vale

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

Ouça a participação

A vidente e umbandista, Elena da Padilha, responde as perguntas dos ouvintes todas as quintas-feiras, às 10h, durante o Programa Encontro Maior. Para participar, basta ligar para o 3712-1259 ou enviar o WhatsApp para o 9 9891-0820. Lembrando que são necessárias as informações completas de nome, bairro e cidade onde reside, data de nascimento, a pergunta e um nome fictício, para que a Elena da Padilha não lhe identifique no ar.

Ato em três locais marca início da vacinação contra a Covid-19 em Teutônia

0
Foto: divulgação

A quarta-feira marca o início da vacinação contra a Covid-19 em Teutônia. O município recebeu 423 doses e agendou um ato em três locais distintos para registrar o começo da imunização. O Secretário de Saúde de Teutônia, Juliano Körner, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e informou que as aplicações ocorrerão no Hospital Ouro Branco, em uma Unidade Básica de Saúde e lares de idosos.

Ouça a entrevista

A intenção da Secretaria de Saúde de Teutônia é aplicar as 423 imunizações da primeira remessa até o fim de semana.

Como o procedimento acontece em duas oportunidades, a segunda dose deve ser feita entre duas semanas e um mês.///GL

Arroio do Meio aplica vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira

0
Foto: Júlia Reis

A Secretaria de Saúde de Arroio do Meio retirou na manhã desta quarta-feira (20) as 203 vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas ao município. Um ato simbólico marcou a imunização das duas primeiras pessoas, técnicas de enfermagem que atuam na linha de frente no atendimento a pessoas que tenham sintomas da doença. O Secretário de Saúde, Gustavo Kasper, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e explicou que as doses foram direcionadas aos profissionais da Unidade de Saúde do Centro de Arroio do Meio, a servidores do Hospital São José e a idosos que vivem em dois lares da cidade.

Ouça a entrevista

Há ainda a expectativa de que no início de fevereiro, novas vacinas sejam repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde. No entanto, Gustavo Kasper considerou que há uma incerteza quanto a possibilidade de produção das novas doses.

A aplicação das 203 imunizações deve ser concluída ainda nesta quarta-feira. GL

Profissionais da UTI serão os primeiros vacinados contra o Coronavírus em Estrela

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

A Secretaria de Saúde de Estrela planejou a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19. Apesar de imunizar a primeira pessoa no município nesta terça-feira (19), o procedimento segue com maior cobertura a partir desta quarta-feira (20). O Secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e informou que a prioridade será a imunização dos profissionais da UTI do Hospital Estrela, dos funcionários do Pronto Socorro Covid-19 da casa de saúde e dos servidores da Unidade Covid do bairro Boa União. Em seguida, serão visitados os dois lares de idosos de Estrela, além dos indígenas.

Ouça a entrevista

O Vale do Taquari será contemplado com cerca de 4.600 vacinas no primeiro momento para a aplicação da primeira dose. A cobertura será feita em 37 municípios da região.

O armazenamento será feito nas câmaras frias dos hospitais de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Encantado e Teutônia. Celso Kaplan orientou a população que nesta primeira fase não haverá necessidade de deslocamento dos grupos prioritários, já que as equipes da Secretaria de Saúde irão de encontro aos profissionais, idosos e indígenas. GL

Vereador quer valorização de eventos de pequeno e médio porte

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

A valorização de eventos de pequeno e médio porte será uma das bandeiras do vereador do PTB de Estrela, Douglas Daroit, o Dôga. Ele concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e afirmou que o incentivo aos corais é um dos exemplos de desenvolvimento da cultura no município. Relatou que pretende colaborar com a elaboração de projetos que beneficiem a Secultur.

Ouça a entrevista

Douglas Daroit considera ainda que o maior desafio desta gestão será a conclusão do Centro Cultural. Ele entende que a finalização do espaço será fundamental para incentivar o setor em Estrela.

No dia 1º de fevereiro, o vereador do PTB fará uma viagem a Brasília. Na ocasião, vai contatar com deputados e tentar encaminhar propostas que possam ser efetivadas nos próximos anos. GL

Lajeado deve receber mais de duas mil doses da vacina contra a Covid-19

0
Foto: arquivo Grupo Independente

Nesta semana o Rio Grande do Sul deve receber mais de 300 mil doses da vacina contra a Covid-19. No primeiro momento, as imunizações serão destinadas aos profissionais da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais e que vivem em asilos e instituições psiquiátricas. O Secretário de Saúde de Lajeado, Dr. Cláudio Klein, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e estimou que o município deve ser contemplado com até 2.400 doses. O número é baseado em uma distribuição uniforme por parte do Governo do Estado.

Ouça a entrevista

Antes da chegada das imunizações, haverá uma reunião na manhã desta terça-feira (19) em Porto Alegre. Na ocasião, serão dirimidas algumas dúvidas quanto a todo o procedimento de repasse das doses, a estabilidade das vacinas para o transporte aos locais de aplicação, bem como se a população precisará assinar algum termo de conhecimento sobre o caráter emergencial da imunização e possíveis efeitos colaterais.

A Secretaria de Saúde de Lajeado terá três câmaras frias para armazenamento das vacinas. Cada uma delas com capacidade para até 25 mil doses. GL

Ouça a participação de Elena da Padilha nesta quinta-feira (14)

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

Vidente e umbandista responde a perguntas de ouvintes semanalmente no programa Encontro Maior

Escolas estaduais retornam dia 8 de março

0

A coordenadora regional de Educação Cássia Benini, em entrevista tratou sobre o retorno do ano letivo em relação às escolas estaduais da região de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação. As escolas estaduais retornam no dia 8 de março. O Retorno dos alunos será escalonado e gradativo.

No dia 8 de Março está previsto o retorno dos alunos dos anos iniciais, que são do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. No dia 11 de Março retorna os alunos dos anos finais do ensino fundamental, que abrangem do 6º ao 9º ano.

E no dia 15 de Março Retornam os alunos do ensino médio e da educação profissional. Cássia Benini ressalta aqui sempre serão seguidos todos os protocolos exigidos em razão da pandemia. Um desses protocolos é o fato de que 50% dos alunos estarão presencialmente na escola, e 50% estarão no ensino remoto, que será mantido. JC

Vereadores de Estrela voltam a reclamar da RGE, e buscam reunião com a empresa

0
Foto: Júlio César Lenhard

Pela segunda vez no ano a Câmara de Vereadores de Estrela reuniu-se no plenário Bento Rodrigues da Rosa. Nenhum projeto foi votado na sessão desta segunda-feira (11).

Deu entrada na Casa o projeto de João Braun (PP) que trata do agendamento por meio digital de consultas médicas, preferencialmente por aplicativo na rede municipal de saúde.

Volnei Zancanaro (PSL) elogiou algumas providências rápidas realizadas por secretários da nova administração para demandas solicitadas pela população, mesmo sendo oposicionista. Porém, criticou o sucateamento do maquinário do município. “Parece que o prefeito Elmar Schneider pegou um super município, com tudo às mil maravilhas, mas isso é mentira. O parque de máquinas não tem máquinas, não tem caminhões, tudo sucateado. Apresentem para o povo essas máquinas, vamos começar a falar a verdade aqui na Tribuna, o povo está cansado de mentiras”, exclamou Zancanaro.

Márcio Mallmann falou sobre a biosseguridade, e também falou sobre o programa de apoio que existe para a avicultura, em que o município ajuda em 50% no transporte do substrato é usado na cama aviária. “É um projeto que a cerca de 10 anos foi aprovado, e agora ficou muito difícil dos produtores comprovarem, e por isso entendo que precisa de e colocar nessa alteração todo e qualquer produto que tem a ver com biosseguridade”, opinou.

Foram aprovados 23 pedidos entre requerimentos, indicação e pedidos de providências. Todos eles estão disponíveis no aqui.

Reclamações quanto ao abastecimento de energia dominaram a tribuna

Na Tribuna o principal tema abordado pelos edis foram os problemas de abastecimento de energia elétrica por parte da empresa responsável na cidade, a RGE.

O primeiro a tocar uma assunto foi o vice-presidente da Casa, Márcio Mallmann (PP). Ele tratou especialmente sobre os problemas do interior. Mallmann relatou a situação de sociedades de água e citou como exemplo a comunidade de Arroio do Ouro. “É profundamente lamentável uma sociedade de água como a da Arroio do Ouro não conseguir bombear água, porque não tem a voltagem que precisa” , afirma.

Felipe Schossler, o Pinho (PTB), destacou que os problemas com energia da região não acontecem só no interior. “Não acontecem só no interior e nem só no Bairro Auxiliadora, onde estive presente. Muitas quedas de energia isso que não havia fortes ventanias e nem horário de pico”, explica Schossler.

Tiago Lehnen, o Chicó (PSD), também tratou de problemas de energia com a RGE, e assim como outros vereadores apoiou a ideia de buscar uma reunião presencial com os diretores da empresa responsável pelo abastecimento. “Não pode em pleno 2021 ter poste de madeira, um abraçado no outro, e fios a uma altura em que se passa um caminhão, arrebenta todos eles, e fora o fato de nem vento ter e faltar energia. Recebemos reclamações de todas as localidades de Estrela. Então, precisamos nos reunir urgentemente com a empresa mesmo em meio a pandemia”, afirma Lehnen.

Adriano Scheeren, o Pida (PL), também falou sobre abastecimento de energia e sugeriu que não apenas a empresa seja convocada, mas também órgãos fiscalizadores superiores a organização responsável pelo abastecimento. “Precisa ter um órgão fiscalizador, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), temos que buscar entidades superiores a empresa RGE”, opina Scheeren.

Obras na ponte entre São José e Boa União

Vereadores se mostraram satisfeitos com as providências tomadas pelo Executivo quanto a precária situação da ponte que liga o bairro Boa União e a localidade de são José. O madeiramento da ponde está sendo trocado esta semana, e a previsão segundo o líder de bancada governista, Valderês da Rosa (PSD), é que até o final desta semana as obras no local estejam concluídas.

A intenção do Executivo é construir uma nova ponte. Alguns edis ressaltaram a importância de colocar o limitador para veículos leves no local, já que a passagem de veículos pesados pode comprometer a estrutura das madeiras, mesmo com o novo material instalado.

Texto: Júlio César Lenhard

OUÇA A MATÉRIA


“Vereadores tiveram grandeza”, diz Elmar Schneider sobre aprovação da reforma administrativa

0

O prefeito de Estrela Elmar Schneider, concedeu entrevista na manhã dessa segunda-feira (11) ao programa Encontro maior, na Rádio do Vale AM 820.

O novo chefe do executivo estrelense falou sobre as principais demandas para os próximos quatro anos a frente da gestão municipal.

Um dos temas citados foi a demanda levada ao governo do estado em relação à ponte da divisa entre o bairro Boa União e o linha São José, sendo que a população já vinha realizando reclamações sobre as más condições de trafegabilidade no local.

Também falou sobre a reforma administrativa que reduziu de 11 para 8 secretarias municipais executivo da cidade.

Elmar Schneider também respondeu questionamentos de ouvintes.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA


Falecimentos