Terça-feira, Abril 20, 2021
Inicio Blog

Estrela deve fazer acompanhamento pós-Covid de moradores que contraíram a doença

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

Em fase de recuperação da Covid-19, o prefeito de Estrela, Elmar André Schneider, retoma aos poucos as atividades do Executivo. Ele testou positivo para a doença em meados do mês de março e chegou a internar na UTI do Hospital Divina Providência, em Porto Alegre. O prefeito concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e salientou o trabalho desempenhado por todos os profissionais de saúde, inclusive dos hospitais de Estrela e da capital do Estado. Ele ressaltou o quanto agressiva é a doença, que o deixou com a saturação em 82% e comprometeu 70% do pulmão.

Ouça a entrevista

Elmar André Schneider afirmou que é fundamental o acompanhamento pós-Covid. Ele explicou que as sequelas podem ser verificadas por alguns meses. Desta forma, a orientação à Secretaria de Saúde é de que haja amparo aos moradores que passaram pela doença.

O retorno à chefia do Executivo tem ocorrido de forma gradual. A orientação médica é que evite o contato com o público neste momento. Na Administração Municipal, houve a perda do Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Verno Arend, falecido no dia 13 de março. Já o Secretário de Administração, Roberto Arenhart, chegou a internar em leito de UTI e, no momento, está em quarto para o tratamento do novo coronavírus. GL

Vidente e umbandista responde perguntas dos ouvintes da Rádio do Vale

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

Ouça a participação

A vidente e umbandista, Elena da Padilha, responde as perguntas dos ouvintes todas as quintas-feiras, às 10h, durante o Programa Encontro Maior. Para participar, basta ligar para o 3712-1259 ou enviar o WhatsApp para o 9 9891-0820. Lembrando que são necessárias as informações completas de nome, bairro e cidade onde reside, data de nascimento, a pergunta e um nome fictício, para que a Elena da Padilha não lhe identifique no ar.

“Semana D de mobilização” visa reverter cortes no orçamento ao Setor Primário

0

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, FETAG, e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais promovem a “Semana D de mobilização”. A iniciativa marca o posicionamento contrário do movimento sindical aos cortes aprovados na Lei Orçamentária Anual para 2021 e que implicam na redução de recursos destinados ao setor primário. A presidente do STR de Teutônia e Westfália e integrante da Regional Sindical, Liane Brackmann, concedeu entrevista ao Programa Realidade e informou que o corte de valores para equalização dos juros do Pronaf chega a R$ 1,35 bilhão. Ela relatou que a medida atinge em cheio os pequenos agricultores.

Ouça a entrevista

A redução no incentivo deve implicar na falta de dinheiro para investimentos nas propriedades, tanto para adaptações às normativas quanto para o custeio da produção.

A mobilização das entidades sindicais pretende sensibilizar os deputados federais a reavaliarem os cortes. O orçamento de 2021 deve ser sancionado até o dia 22 de abril. GL

Deputado do Novo defende retorno das aulas presenciais

0

Decisões judiciais determinam a proibição das aulas presenciais em escolas públicas e privadas no Rio Grande do Sul enquanto for mantida a bandeira preta do Sistema de Distanciamento Controlado. O afastamento dos estudantes das salas preocupa diversas lideranças que se mobilizam para que o Governador Eduardo Leite retire a atual classificação para todas as regiões ou determine que o sistema de cogestão tenha a liberdade de legislar sobre a área da educação.

Ouça a entrevista:

O deputado estadual do Novo, Fábio Ostermann, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e relatou que o prejuízo do período sem aulas presenciais será constatado no futuro. Ele afirmou que haverá menos jovens qualificados no mercado de trabalho, resultando em piores oportunidades em até 15 anos.

O parlamentar explicou que a revogação da bandeira preta é urgente e dados do distanciamento controlado apontam que já é possível passar a classificação para a bandeira vermelha, o que viabilizaria o retorno às aulas presenciais.

Nesta quinta-feira (15), o movimento “Gaúchos pela Educação” promove uma manifestação pelo retorno opcional das aulas presenciais. A caminhada com o uso de máscara e distanciamento sairá às 17h30 da Prefeitura de Lajeado e seguirá até o Posto Faleiro. GL

Entrevista no Programa Encontro Maior com Renato Worm

Foto: divulgação

Cruzeiro do Sul inicia vacinação contra a gripe

0
Foto: divulgação

Iniciou nesta segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra a gripe. O primeiro grupo a ser imunizado engloba gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos e profissionais da saúde. A Secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Patricia Haenssgen, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e relatou que as aplicações ocorrem na Unidade Básica de Saúde Central, UBS, e na Estratégia de Saúde da Família, ESF. Já o Posto de Saúde do Passo de Estrela segue sendo referência para o atendimento de casos de Covid-19.

Ouça a entrevista

Também está previsto o Dia “D” de vacinação para 24 de abril, para atender os primeiros grupos prioritários. Os idosos com 60 anos ou mais irão integrar a segunda etapa de imunização. Para estes, o Dia “D” será no dia 22 de maio.

A Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul recebeu 290 doses para a vacinação contra a gripe nesta primeira remessa. GL

Idosos com 77 anos ou mais recebem segunda dose da vacina contra a Covid-19

0

A Secretaria de Saúde de Estrela prossegue com a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Parque Princesa do Vale. Nesta sexta-feira (9), o procedimento está sendo feito em idosos com 77 anos ou mais, que estão recebendo a segunda dose, até às 14h. No sábado (10), a primeira dose será direcionada a idosos com 62 anos ou mais, das 8h da manhã ao meio-dia. Já na parte da tarde, da 1h30 às 5h30, o procedimento será para idosos com 61 anos ou mais, ou enquanto houver doses. A vacinação segue no sistema drive-thru.

Ouça a entrevista.

O Secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e informou que nesta sexta-feira (09), o município está recebendo mais 880 doses de vacinas. GL

Famurs pede retirada de proposta que extingue exigência de plebiscito para privatizações

0
Foto: arquivo Grupo Independente

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul entrou com pedido de suspensão do projeto que tramita na Assembleia Legislativa e que trata da extinção da necessidade de plebiscito para que o Governo do Estado encaminhe processos de privatizações. A matéria deve ser colocada em pauta ainda em abril e preocupa prefeitos, servidores e a população gaúcha.

Ouça a entrevista

O presidente da Famurs, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e explicou que o governador Eduardo Leite ainda não repassou nenhuma informação sobre a proposta de privatização de estatais como a Corsan. Ele relatou que esta autarquia é superavitária e o Estado não teria autonomia de encaminhar a privatização sem dialogar com as comunidades.

Sem o detalhamento do projeto, Maneco questionou a situação dos municípios pequenos, que provavelmente seriam abandonados pela iniciativa privada e não teriam condições de manter o fornecimento de água sem um aumento significativo das tarifas.

Pelo menos 200 municípios abastecidos pela Corsan seriam deficitários e a compensação ocorreria com o “subsídio cruzado” das cidades maiores. GL

Vidente e umbandista responde perguntas dos ouvintes da Rádio do Vale

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

Ouça a participação

A vidente e umbandista, Elena da Padilha, responde as perguntas dos ouvintes todas as quintas-feiras, às 10h, durante o Programa Encontro Maior. Para participar, basta ligar para o 3712-1259 ou enviar o WhatsApp para o 9 9891-0820. Lembrando que são necessárias as informações completas de nome, bairro e cidade onde reside, data de nascimento, a pergunta e um nome fictício, para que a Elena da Padilha não lhe identifique no ar.

Colinas busca auxílio do Estado para recuperação de rotas alternativas

0
Foto: arquivo Rádio do Vale

A interdição da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na BR-386 em Estrela, motivou motoristas a buscarem rotas alternativas para evitar o congestionamento na rodovia federal. O tráfego intenso, inclusive de veículos de carga, foi direcionado para estradas municipais e a ERS-129, no trecho que passa por Colinas. A sobrecarga traz problemas estruturais nas vias, que estão necessitando de obras de recuperação.

Ouça a entrevista

O Prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale e lembrou que, além da ERS-129, em direção a Estrela, a rodovia segue até Roca Sales. Também recebem tráfego intenso a estrada até Imigrante e outras vias do interior do município. O objetivo é buscar auxílio junto ao Governo do Estado e a CCR ViaSul para as obras de melhorias.

Também foram contatados o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o DAER, e a Associação de Municípios do Vale do Taquari, a AMVAT. GL

Entidades pressionam políticos a rejeitar extinção de plebiscito para privatizações

0
Fotos: divulgação

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda à Constituição que propõe a retirada da exigência de plebiscito para privatizações passará por uma nova etapa antes da votação em plenário. A tendência é que na próxima semana, a matéria seja avaliada pela Comissão de Economia. O Governo do Estado pretende colocar em votação a PEC ainda neste mês de abril.

Ouça a entrevista

O presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch, concedeu entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale e informou que entidades ligadas às estatais como Corsan, Banrisul e Procergs buscam apoio de prefeitos e vereadores para pressionarem os deputados estaduais a rejeitarem o Projeto. O entendimento é que a privatização sem a consulta popular seria prejudicial à população gaúcha. Arilson Wünsch relatou que, mesmo que a Corsan não esteja em municípios como Westfália, Teutônia e Colinas, no Vale do Taquari, parte do lucro da empresa é direcionada a estes municípios, o que não ocorrerá mais com a sua venda.

Após a aprovação na Comissão de Economia, a tendência é que a primeira votação em plenário possa ocorrer no dia 27 de abril. Para retirar a necessidade de plebiscito para as privatizações, o Governo do Estado precisa de 33 votos. Se aprovada em dois turnos, novos projetos para a privatização das estatais serão enviadas à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No segundo momento, haverá a necessidade de apenas 28 votos para as aprovações. GL

Falecimentos